Fique de olho neste segmento que não para de crescer no Brasil
Ao longo dos anos, acompanhamos grandes mudanças no segmento de moda plus size. Se no início dos anos 2000 encontrar peças de vestuário que contivessem informação de moda era uma tarefa praticamente impossível, agora em 2017 já vivemos uma nova realidade, e as marcas estão cada vez mais atentas a isso! Conheça a seguir um pouco mais sobre esse mercado que ainda promete crescer muito, e a oportunidade de negócio que você pode encontrar nesse nicho:
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Fashion Weekend Plus Size 2017 |
Comportamento
Uma das principais questões a se levar em consideração em relação a moda plus size é que ela não se limita apenas ao conceito de tamanhos maiores, e sim de diferentes tipos corporais. Esse é um dos principais problemas entre as ofertas encontradas no mercado e que trazem insatisfação para o consumidor. A modelagem das peças e a estética dos produtos precisam estar em sintonia, e serem pensadas para, além de serem funcionais e confortáveis, conterem informações de moda e tendências que enalteçam a auto-estima desse público.Pensando nisso, é importante lembrar de nomes que vem movimentando a indústria e pregando uma filosofia de aceitação corporal adotada por um número cada vez maior de mulheres. Personalidade como a modelo Ashley Graham, e blogueiras como a brasileira Ju Romano e a francesa Stéphanie Zwicky, são apenas alguns exemplos de mulheres que lutam para quebrar os padrões de beleza irreais e provam que é possível estar acima do peso e se sentir confortável com isso.
Saúde
Mundialmente, segundo a World Health Organization, mais de 1.9 bilhões de adultos estavam acima do peso em 2014. Aqui no brasil, a partir de dados do IBGE e do Ministério da Saúde, descobriu-se que 60% da população brasileira está acima do peso. Em SP, por exemplo, são 55,3%, sendo que destes, 21,2% estão obesos, números aproximadamente 10% maiores que 10 anos atrás. O aumento da concentração nos centros urbanos, rotina acelerada e stress são alguns dos elementos que colaboram para o aumento dessas estatísticas, fazendo com que a população descuide da alimentação e da prática de exercícios físicos.Mercado internacional
Ao falarmos em negócios, através das estimativas do NPD Group, o mercado plus size movimenta cerca de $17,5 bilhões anualmente. Por isso, diversas marcas já vêm se posicionando dentro desse mercado. Como já vimos aqui na plataforma, a temporada de inverno 2018 contou com uma série de marcas trazendo o plus size presente em suas coleções, como Christian Siriano e Michael Kors. Grandes confecções como a Violeta by Mango, Eloquii e Junarose são responsáveis por trazer a combinação de estética atual com fits que valorizam a silhueta, e vem caindo no gosto do público. Outras representantes do mercado internacional, como Forever 21, Nike e Asos vem ganhando destaque ao quebrarem tabus nas campanhas que valorizam e emponderam o público feminino.E o Brasil?
Apesar disso, aqui no Brasil, a realidade ainda é outra. Segundo o IBGE, apenas 18% das lojas no país ofertam, em seu mix de produto, tamanhos grandes. Sendo que dessas, apenas 3,5% tem seu foco em moda acima do 42. Em contrapartida, segundo a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), o mercado plus size cresce 6% anualmente e movimenta cerca de R$ 5 bilhões.Alguns dos grandes nomes do varejo nacional já estão atentos a essa demanda, como Renner, C&A e Marisa, que contam com produtos voltados para o segmento, porém sem se prender a produtos básicos e simples. É importante destacar ainda que o investimento no plus size não se limita apenas ao vestuário, compreendendo também os segmentos de lingeries e moda praia.
Dicas
Pensando em tudo isso, separamos algumas dicas para você que pensa em investir nesse mercado, e que podem ajudar a alavancar os negócios:- Pense criativamente na hora de utilizar sua máquina de costura e criar um mix de produto plus size. Evite peças consideradas "básicas" e clássicas, e invista em propostas com informações de tendências atuais.
- Participe de eventos voltados ao segmento, como o Fashion Weekend Plus Size, que reúnem dezenas de marcas especializadas e são ótimas fontes de informação sobre o mercado.
- A internet tem sido um recurso essencial quando falamos no segmento plus size. Por isso, a criação de lojas online ou até mesmo blogs, que possam apresentar seus produtos, podem ser alternativas interessantes para alavancar os negócios.
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Fonte: UseFashion
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